quarta-feira, 21 de outubro de 2009

PROJETO DESENVOLVIDO COM BASE NOS CADERNOS GESTAR II

E.E.B JOÃO KOMINEK
SANTA TEREZINHA – SC
PROFESSORA: ISAURA BALAK OKOPNIK
SÉRIES: 7ª

JUSTIFICATIVA

Nossa escola está situada em um pequeno município de SC, onde os meios de informação para boa parte dos nossos estudantes são somente o rádio e a televisão, e as demais formas, estes encontram na escola, pois a maioria vive em localidades distantes 20 a 30 km da escola. E assim textos jornalísticos são pouco acessíveis aos educando. Este foi um dos motivos que nos levou a desenvolver nosso projeto.

Ainda mais, o “Jornal Santa Catarina” – Blumenau – SC, lança anualmente uma promoção, denominada “Seja Jornalista por um dia”, para esta, alunos de todas as unidades escolares podem escrever sobre os mais diversos assuntos e para as diversas seções do jornal. Sendo assim, os estudantes que tiverem suas matérias selecionadas tem seus textos editados no dia do professor, sendo posteriormente convidado a conhecer a forma como é produzido o jornal e também conhecer como são feitas as diversas seções do jornal.

Portanto, para a promoção alunos de todo o ensino fundamental participaram, mas para o projeto foquei o trabalho com os alunos da 7ª séries da nossa unidade escolar.

Assim, estimulados com as produções para a promoção, iniciamos produções para o nosso jornalzinho escolar, com seções de notícias, editoriais, esporte, anúncios de compra e venda recreação e outros assuntos de interesse geral. Penso que textos jornalísticos são autênticos e não adaptados para uso didático, além da diversidade de topologias e gêneros discursivos que esse instrumento traz.

No entanto, as dificuldades com as produções foram muitas em relação à coesão textual, coerência textual, relações lógicas nos textos, clareza das características dos diversos gêneros textuais, enfim dificuldades em produzir com clareza e segurança.

OBJETIVOS

-Levar para sala de aula, através do recurso jornal, os diversos gêneros textuais, suas características, especificidades e formas de uso, enfatizando principalmente textos de opinião e informação. A fim de estimular nossos educando a terem um contato com outros textos.

-Estimular no aluno a escrita, a leitura crítica e a pesquisa.

-Proporcionar maior proximidade com o jornal impresso.
-Incentivar a utilização do jornal como um meio de formação da cidadania.

-Adquirir novas informações via matérias jornalísticas.

-Estimular a prática da reflexão, comparação, análise, síntese e conclusão das informações e conhecimentos adquiridos.

-Proporcionar o conhecimento das informações para toda comunidade escolar, a respeito dos mais diversos assuntos.

CONTEÚDOS/COMPETÊNCIAS

Através deste projeto os conteúdos / competências trabalhadas foram:

- Aquisição de habilidade para se tornar um leitor autônomo de jornais.
- Desenvoltura para a pesquisa coletiva.
- Conseguir planejar, trabalhar e decidir em grupo.
- Seleção de textos jornalísticos.
- Aprender a escolher, organizar e registrar as informações.
- Produção de textos jornalísticos, considerando seus propósitos, as suas especificidades.
- Revisão dos próprios textos com objetivo de aprimorá-los.
- Criação do jornal com textos jornalísticos relacionados a comunidade escolar em que estão inseridos.

METODOLOGIA

- Discussão para a definição de quantas seções teria o jornal.
- Estudo das características de cada seção. Pesquisas na internet de sites de jornais para observação de como esses textos se organizam.
- Leitura de diversos textos de jornais.
- Definição de grupos para a produção de cada seção de jornal.
- Pesquisa de temas (notícias) relevantes naquele bimestre, pois a edição era bimestral.

- Levantamento dos assuntos que iriam ser mais importantes para os leitores do jornal.
- Reunião dos grupos para a produção textual.
- Revisão da produção textual por outros grupos, troca das produções, para uma avaliação.
- Volta ao grande grupo para análise das produções de cada seção.
- Avaliação das produções.
- Correção das produções em relação ao excesso, repetições, falta de clareza e objetividade.
- Edição do jornal.
- Depois do lançamento do jornal, o grande grupo reavalia se os objetivos foram alcançados, e as melhorias necessárias, para se atingir um número maior de leitores.

AVALIAÇÃO

A avaliação se deu desde os primeiros passos para a realização do projeto. Onde observei a vontade de envolvimento dos alunos com seus grupos, depois o envolvimento dos grupos com a pesquisa, produção, avaliação do trabalho e finalmente a edição.

Pude observar que as dificuldades de escreverem os textos foram desde problemas estéticos, saber diferenciar os tipos de textos, escolha do tema a ser tratado. Dificuldade em desenvolver e analisar com objetividade a realidade.

Porém, durante o trabalho cada deficiência encontrada, fazia uma pausa para avaliá-la, reavaliá-la, estudá-la e depois saná-la.

A melhoria nas produções textuais deu-se de maneira gradativa, porém no final do projeto, os educando elegeram em cada grupo um representante, com intuito de fazer a coordenação. Conseguiam fazer a escolha do tema de maneira mais rápida, tinham percepção dos equívocos cometidos. Houve envolvimento de cada integrante do grupo, pois um conseguia estimular o outro, houve buscas por profissionais de outras áreas, para que fizessem a observação se determinados assuntos eram coerentes, relevantes, enfim importantes de serem vinculados na imprensa escrita. Cito como exemplo: a busca pelo professor de Educação Física, para observar, avaliar a seção de esportes.

Como professora de Língua Portuguesa vivenciei cada passo do projeto, pude aprender e percebi o quanto nossos alunos não possuíam acesso a imprensa escrita.

Em nosso grupo de trabalho possuíamos um aluno com NEEs, conseguimos integrá-lo ao grupo, solicitando que este opinasse via linguagem gestual, auxiliasse na pesquisa, leitura, enfim, todas as atividades foram executadas por nosso aluno, este também é muito dinâmico, esperto, busca integração e assim conseguimos envolvê-lo nas atividades.

Atualmente nossos educando produzem e editam o jornal bimestralmente, com meu acompanhamento, porém todo o trabalho é de competência dos alunos.

REFERÊNCIAS

ORLANDI, apud GERALDI, O Texto na Sala de Aula. São Paulo: Editora Ática, 2002.p 106.

PÂRAMETROS CURRICULARES NACIONAIS-PCN: Ensino de 1ª a 4ª série: Língua Portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental: MEC

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: Gestar II. Caderno de Teoria e Prática 5 – TP5: Estilo, Coerência e Coesão. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

QUEIROZ, Tânia Dias. Apud. Pedagogia da Alegria, Uma Abordagem Sociointeracionista interdisciplinar. Língua Portuguesa. Editora Didática Paulista. p. 202.

Obs: Este também foi um projeto que desenvolvi, com base nos cadernos do GESTAR II.

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