quinta-feira, 25 de junho de 2009

Atividade da unidade 2 TP1

Santa Terezinha, 25 de maio de 2009.
Cursista: CARMELI CAETANO

GESTAR II

RELATÓRIO DA UNIDADE 2 – TP1
Após uma lida geral na Unidade 2 percebi que o tema é ótimo para ser trabalhado em qualquer série da Unidade Escolar, por se tratar de uma situação do dia-a-dia e para se ter saúde, a boa alimentação deve ser sempre trabalhada e discutida em todos os momentos.
Minha dificuldade em fazer os exercícios e as atividades propostas no TP1 foi mais nos momentos que envolveram frações, tive que pedir ajuda aos professores que trabalham com Matemática e também porque estou fora da sala de aula na disciplina de Matemática a 4 anos.
O nosso grupo de professores aqui de Santa Terezinha está se reunindo de vez em quando para em grupo resolver as atividades do TP1, alguns deles estão aplicando as atividades propostas do AA1 do aluno para a turma que lecionam no Ensino Fundamental. Eu estou começando a aplicar nas turmas de 2º ano do Ensino Médio na disciplina que eu leciono que é Química.
Sobre a Atividade 1 – p.62 que era pra fazer uma análise da tabela sobre o índice de prevalência de anemia em algumas cidades brasileiras, achei aquela tabela muito fora da realidade para se fazer uma análise, deveria estar sendo avaliado a mesma faixa etária das crianças e no mesmo ano para cada cidade, assim ficou difícil de ser analisado, porque algumas cidades possuem número de amostras muito superior do que é a realidade da cidade.
Na Atividade 2 – p.62 e a Atividade 15 – p.82 dizia pra fazer um cardápio, podendo ser junto com o aluno, de acordo com a tabela de ingestão diária de ferro, achei difícil de fazer sozinha e complicada para o aluno desenvolver essa atividade também, por isso pedi ajuda da Nutricionista que tem todas as informações da quantidade de ferro por miligrama de alimento.
Elaborei um Projeto para aplicar na 2ª série do Ensino Médio, na disciplina de Química com o tema “A Química e a Matemática e uma alimentação saudável”, onde está com atividade para o aluno discutir e analisar o cardápio que comemos e o que foi feito pela Nutricionista, entre outras atividades do AA1 do aluno. As atividades foram iniciadas, mas não concluídas, porque o prazo de término do Projeto é de dois meses, sendo que nesse Relatório apresento apenas as minhas dificuldades em fazer as atividades do TP1.
No Projeto consta como atividade o cálculo do IMC de cada aluno, o cardápio correto a ser seguido, entre outras discussões em grupo que só ajudarão o aluno a tirar as dúvidas sobre uma boa alimentação. Além é claro, do conteúdo que envolve cálculos matemáticos e de Química, onde no final do Projeto irá ser respondida a pergunta: A Química e a Matemática estão relacionadas com uma boa alimentação?
A atividade 13 – p.81 que pede que se faça uma pesquisa sobre a prevalência de anemia na região, no Município ou na comunidade escolar, ficou complicado para os alunos fazerem esse levantamento dos dados por vários motivos: os dados existem nos postos de saúde, nas fichas individuais dos pacientes e não exposto numa tabela ou um lugar mais apropriado para se pesquisar, por isso, eu fui buscar esses dados junto as pessoas responsáveis no Posto de Saúde e consegui uma pequena amostra da população sendo 5 pessoas de cada região do município. Se fosse pra levar os alunos de uma turma para fazer exame de laboratório e verificar a presença ou não de anemia também é inviável, uma vez que o laboratório faz uma quantidade pequena de exames por mês no município.
Depois dessa coleta de dados foi trabalhado de várias formas com os alunos em sala de aula: gráficos, tabelas, porcentagens, proporção, etc, várias atividades do livro AA1 do aluno, entre outros conhecimentos matemáticos, bem como os informativos sobre a realidade da nossa região quanto o tema a prevalência de anemia.
Este curso está sendo muito bom de fazer pelo conteúdo apresentado para ser trabalhado com os alunos, bem como as diferentes propostas pedagógicas que poderão ser aplicadas. É um jeito diferente de o professor trabalhar com Projetos, que é o ideal de se trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário