quinta-feira, 25 de junho de 2009

ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS

Atividades Pedagógicas Significativas que Conduzem a Aprendizagem Prazerosa

Cabe ao educador, por meio da intervenção pedagógica, promover a realização da aprendizagem com o maior grau de significado possível, uma vez que esta nunca é absoluta – sempre é possível estabelecer relação entre o que se aprende e a realidade, conhecer as possibilidades de observação, reflexão e informação [...] (Parâmetros Curriculares Nacionais – Introdução, p.53).
Uma aprendizagem pode ser significativa à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento de um aluno e adquire significado para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio.Quando a aprendizagem acontece de forma prazerosa o conhecimento é internalizado pelo educando, ou seja, ele aprende de fato, porém, o modo como se ensina é mecanizado, não permite ao educando possibilidades para que os conhecimentos pré-existentes na estrutura cognitiva interajam. Assim, quando não mais precisa das informações recebidas, esquece.Ausubel (1982, p.27), diz que “a aprendizagem mecânica é a informação aprendida sem interagir com conceitos relevantes existentes na estrutura cognitiva. Assim, a pessoa decora fórmulas, leis, mas esquece após a avaliação”.Essa pesquisa visa contribuir para que o professor trabalhe em sala de aula com atividades pedagógicas que estimulem a criatividade, a criação, que envolva a criança em momentos prazerosos para que a aprendizagem seja significativa para ela.
A criança é um ser em processo de transformação, por isso, se faz necessário desenvolver atividades pedagógicas significativas que auxiliam na criatividade, processo necessário no desenvolvimento da imaginação, que é a fonte geradora de um novo olhar, de um mundo irreal, onde as fantasias relatam a realidade.
A escola, o professor e todo aquele que está envolvido no âmbito da educação, que leva o saber e suas experiências a outras pessoas, influenciam no ensino aprendizagem delas e devem compartilhar com elas atividades que sejam significativas, que tenham um propósito pedagógico, para ajudá-las a construir e desenvolver o seu próprio conhecimento.
Os conteúdos aplicados em sala de aula, quando são repetitivos e mecânicos, não levam a criança a fazer relação, nem construir significados que a ajudem a aprender o que está sendo exposto, mas ela aprende dando o seu próprio significado, através de uma aprendizagem lógica. Ela faz assimilações do real com o imaginário, buscando sempre informações que já foram aprendidas ou que já conhecem, facilitando o entendimento das novas informações.
Cabe a cada profissional da educação repensar a sua prática pedagógica a cada dia, refletir sobre o ensino-aprendizagem de seus alunos e querer fazer a diferença, mesmo sendo a diferença em meio a tantas mudanças e transformações.

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